Colocação de Pedidos no Portal

Para aceder corretamente ao portal, após introdução da password, deverá inserir o código que lhe for enviado para o e-mail, caso não tenha definido o telemóvel como recetor desse código. (Nota: este código expira ao fim de alguns minutos).

Existem 5 tipos de pedidos de certificados que poderão ser pedidos e para os quais será necessário ter de antemão a autorização adequada:

1. Pedido de certificados de assinatura qualificada

a) Para o próprio

Documento que comprove que exerce funções na entidade indicada, com identificação do respetivo cargo profissional (e.g.: publicação da nomeação em DRE, para cargos de dirigentes ou equiparado) ou uma declaração do seu superior hierárquico (descarregue aqui o template para preenchimento e assinatura) neste caso, para cargos de Diretores de Serviço, Diretores de Departamento, Chefes de Divisão, Chefes de Secção, Adjunto/Técnico Especialista/Assessor/Técnico Superior; etc. a autorizar a emissão dos certificados de assinatura qualificada;

b) Para colaboradores da entidade

Declaração de autorização de pedido para terceiros, no caso de pessoa destacada para centralizar todos os pedidos de emissão de certificados qualificados de assinatura eletrónica (descarregue aqui o template para preenchimento e assinatura);

 

2. Pedido de certificados qualificados de selos eletrónicos

Lista de técnicos autorizados a submeter pedidos de selos eletrónicos, onde conste o seu nome (descarregue aqui o template para preenchimento e assinatura);

 

3. Pedido de certificados para autenticação de sítios web e wildcards

Lista de técnicos autorizados a submeter pedidos de certificados para autenticação de sítios web, onde conste o seu nome (descarregue aqui o template para preenchimento e assinatura);

 

4. Pedidos de selos temporais qualificados

Lista de técnicos autorizados a submeter pedidos de selos temporais qualificados, onde conste o seu nome (descarregue aqui o template para preenchimento e assinatura).

 

Nota: Estes templates poderão ser alterados para integrar num só documento todos os tipos de serviços em que o requerente em questão pode solicitar certificados

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A ECCE tem à sua disposição um novo Portal para requisição dos seus certificados digitais.Com o novo Portal Cliente da ECCE pode aceder aos seus pedidos de certificados e cartões e efetuar a sua gestão de forma mais prática, célere e simples. Tudo num único local. Aceda já ao Portal Cliente da ECCE.

Sistema de Certificação Electrónica do Estado

Sistema de Certificação Electrónica do Estado (SCEE)

O Sistema de Certificação Electrónica do Estado  (SCEE) foi criado com o objetivo de assegurar a unidade, a integração e a eficácia dos sistemas de autenticação digital forte das transações eletrónicas entre os diversos serviços e organismos da Administração Pública e entre o Estado e os cidadãos e as empresas.